Um macaco que atacou e feriu cerca de 50 pessoas mantém em alerta os moradores de várias cidades do distrito indiano de Kendrapara, no Estado de Orissa.
Segundo informaram os especialistas do departamento de florestas, os ataques do animal ocorreram na cidade de Chatarapatna e outras localidades nas últimas duas semanas, o que forçou aos habitantes a ficarem reclusos em suas casas.
Diante do olhar de centenas de curiosos, os analistas tentaram ontem, dia em que as temperaturas registraram mais de 40 graus, todos os truques para atrair a atenção do macaco. Bananas e outros frutos foram oferecidos, mas o primata evitou os caçadores saltando de um lado para outro.
Os funcionários decidiram, então, disparar balas de borracha, mas o chimpanzé conseguiu escapar escondendo-se entre os galhos das árvores.
Quando os oficiais deram por encerrada a operação de caça e deixaram a região, o animal desceu e atacou dois curiosos.
Os macacos, abundantes nas cidades indianas, conseguiram se adaptar ao meio urbano e se reproduzem com muita rapidez, o que gerou um problema de superpopulação que tem levado os especialistas a adotarem medidas de controle.
EFE/U.Seg