A realização de exames oftalmológico, auditivo e hemograma completo, incluindo teste de glicemia para diagnóstico de diabetes, passa ser obrigatória aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, no ato da matrícula, caso seja aprovado em última fase o projeto de lei do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (sem partido).
Conforme o parlamentar, as secretarias municipais de Educação e Saúde devem atuar conjuntamente na ação, bem como na elaboração de relatórios contendo dados estatísticos a respeito de índices apontados, quanto ao diagnóstico apurado por meio dos exames.
Segundo Lutero, para que os alunos possam ter bom rendimento e consequentemente, bom aproveitamento escolar, é necessário gozar de boa saúde. “É comum crianças reclamarem de dor de cabeça ou mesmo apresentarem comportamento dispersivo em decorrência de problemas de visão ou de audição”, enfatiza o vereador.
Em seu projeto o parlamentar ainda especifica a questão das doenças como diabetes, que necessitam de controle alimentar e, muitos desconhecem os cuidados necessários. A partir da prevenção, alimentos que contenham açúcar e gordura devem ser evitados em determinadas situações, no ato da distribuição da merenda escolar.
“Esse projeto deverá sanar alguns problemas, além de representar importante fonte de informações e dados estatísticos que servirão de base para melhor planejamento e tratamento, além de possibilitar a adoção de políticas preventivas à saúde no município”, finaliza.
Fonte: Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira