Trabalhadores da Saúde Mental, usuários do SUS e familiares de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps Ad) realizam hoje (21), às 16h o Manifesto pela Rede de Saúde Mental em Mato Grosso. A mobilização será em frente à sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá/MT. O manifesto contempla as atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial celebrado no ultimo sábado (18).
Entre as principais reivindicações dos manifestantes estão: Tratamentos substitutivos a internação, com portas abertas a população, com abordagem psicossocial de qualidade e dignidade ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A manifestação conta com apoio do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma) que tem sido parceiro em todas as atividades promovidas pelos Trabalhadores da Saúde Mental. Alzita Ormond, presidente do Sisma lembra que o apoio às causas da Saúde Mental é uma das bandeiras que recebem o apoio do Sindicato. “Em todas as atividades promovidas pelo Ciaps Adauto Botelho e suas unidades o Sisma presta sua colaboração,e por isso estaremos juntos para apoiar o Manifesto pela Rede de Saúde Mental em Mato Grosso amanhã” enfatiza Alzita.
MANIFESTO: A realização do manifesto surgiu de acordo com a gerente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps Ad), Débora Canavarros de uma das Assembleia realizadas pelo Caps Ad, que tem a participação de todos os servidores da unidade, pacientes e seus familiares. “Deste encontro realizado no mês de abril foi encaminhado que estaríamos mobilizando para este ato. Todos os Pacientes, seus familiares, alunos e trabalhadores da Saúde estão reivindicando a manutenção dos atendimentos multidisciplinares prestados principalmente pelo Caps Ad a população”, frisa.
PROGRAMAÇÃO 2013: As atividades da Luta Antimanicomial tiveram início no dia 13 deste mês e se estendem até o dia 23, com várias etapas ocorrendo nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
A gerente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps Ad) Débora Canavarros, informa que a programação que alternou eventos na Capital e Várzea Grande, foi pensada para promover a integração, visto que as atividades têm a participação ativa de servidores do Estado, dos municípios que sediam Unidades de Tratamento e alunos em formação universitária das mais diversas áreas da saúde, em especial os de Psicologia.
Ela lembra ainda que a programação contemplou três momentos de Oficina Resgate dos ideais da Luta Antimanicomial, que serão realizadas no Caps III que irão debater os principais pontos da Reforma Antimanicomial.
O material destas oficinas vai subsidiar a Elaboração da Carta Manifesto aos Gestores Municipais, que está programada para ocorrer no dia 23 de maio, às 14h, na sede do Conselho Regional de Psicologia 18 (CRP 18), sito a Rua 40, nº 120, Bairro Boa Esperança (próximo ao Colégio Master Júnior).