O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta, durante o programa de rádio “Café com o Presidente”, que investir em ciência e tecnologia dá retorno.
“Quando se fala de ciência, tecnologia e inovação, nós precisamos ver isso como investimento que vai trazer retorno, não apenas na produção de novos cientistas, mas vai trazer retorno do ponto de vista de melhorar a vida do povo brasileiro, melhorar a indústria brasileira, melhorar a qualidade do nosso produto. Portanto, fazer com que o Brasil se torne mais senhor da situação em ciência, tecnologia e inovação.”
Lula afirmou que o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, também conhecido como “PAC da Ciência”, lançado no último dia 20, é um programa do Estado brasileiro. O plano prevê investimentos de cerca de R$ 41 bilhões em pesquisa e capacitação científica até 2010.
“O Brasil nunca teve um plano do Estado brasileiro. Agora, nós poderemos dizer em qualquer parte do mundo que o Brasil tem um programa de ciência e tecnologia pronto, acordado com todo o segmento da sociedade, com pesquisadores, com empresários, com professores. Conseguimos juntar todos os ministros que tinham alguma coisa de ciência e tecnologia, empresas públicas brasileiras. Ou seja, porque antes era assim, a Petrobras tinha o seu, o Ministério da Educação tinha o seu, o Ministério da Saúde tinha o seu, agora, nós juntamos tudo num programa do Estado brasileiro.”
O presidente ainda destacou as prioridades do programa. “Esse programa tem quatro prioridades. Primeiro, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segunda prioridade: promoção da inovação tecnológica nas empresas. Terceira prioridade: pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas, como tecnologia da informação, biocombustíveis, agronegócio, insumos para a saúde e energia nuclear. E a quarta prioridade: ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.”
FOnL