quinta-feira, 21/11/2024
InícioBrasilLula pede diplomacia de cooperação enquanto Paraguai eleva o tom

Lula pede diplomacia de cooperação enquanto Paraguai eleva o tom

Embora negue rever o tratado de Itaipu, que criou a hidrelétrica binacional em 1973, estabelecendo que o excedente de energia fosse vendido ao parceiro, Lula tem se mostrado disposto a dialogar com o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, que teve como um dos motes de campanha a revisão do tratado.

“Nosso interesse de longo prazo é melhor defendido com a postura de cooperação e compreensão, assim obtemos mais resultados do que pela confrontação”, disse Lula em seu discurso no dia do diplomata.

Enquanto Lula buscou um tom conciliatório, o vice de Lugo, Federico Franco, em visita a Brasília nessa terça-feira, usou um discurso mais forte para defender a renegociação do preço da energia de Itaipu, que considera uma questão vital para o Paraguai.

“Esse é o princípio das conversas. Quando o Brasil vir que a autoridade paraguaia não se vende, vai mudar seu temperamento. Não vamos nos submeter, não vamos trair a vontade do povo”, disse Franco à Agência Brasil após encontro com o vice-presidente José Alencar, no Palácio do Planalto.

Maior usina hidrelétrica do mundo, com potência instalada de 14.000 MW, Itaipu é responsável por quase 20 por cento da energia consumida no Brasil. O Paraguai consome apenas 5 por cento da energia, vendendo os 45 por cento restantes que lhe cabem ao Brasil.

Por esse excedente, o Brasil paga 1,5 bilhão de dólares ao ano, mas o Paraguai fica com 400 milhões de dólares, já que 1,1 bilhão de dólares se destinam ao pagamento de dívidas do financiamento da obra da usina.

U.Seg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes