O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que não viu as fotos da jornalista Mônica Veloso na revista “Playboy”. Mônica é pivô da crise que levou Renan Calheiros (PMDB-AL) a pedir licença da presidência do Senado. O senador foi acusado de pagar aluguel e pensão de Mônica com dinheiro de uma construtora.
Além de negar ter visto as fotos de Mônica Veloso, Lula afirmou que não lê a “Playboy” desde que virou adulto. “Não, não vi, desde que eu virei adulto, eu não vejo a Playboy”, disse ele em entrevista durante visita à República do Congo.
Lula também evitou comentar o resultado da pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, que mostrou que 10,8% dos entrevistados votariam no candidato apoiado ou indicado por ele. Outros 25,4% admitiram que “poderiam votar” no candidato de Lula, contra 27,3% que “não votariam”.
A pesquisa mostrou um empate técnico na intenção de voto entre os tucanos José Serra, Geraldo Alckmin, Aécio Neves com o deputado federal Ciro Gomes (PSB). A presidente do PSOL, Heloísa Helena (AL), por sua vez, está tecnicamente empatada com Alckmin, Aécio e Ciro.
“Eu não analiso [pesquisa]. Você sabe que pesquisa eu não comento porque eu acho que pesquisa é uma fotografia que muda a cada semana, a cada semana, a cada dia, a cada mês, e um presidente da República não pode ficar analisando pesquisa. Eu disse isso antes da campanha, durante a campanha, depois da campanha e depois de eleito”, afirmou Lula.
Silas Rondeau
Lula admitiu que a situação do ex-ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) depende do Ministério Público Federal –que ainda não apresentou denúncia no caso da Operação Navalha, que desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar licitações públicas.
Rondeau –indicado pela bancada do PMDB do Senado– pediu para sair do cargo depois de seu nome aparecer como suposto beneficiário do esquema.
“Eu estou, obviamente, esperando que haja uma manifestação do Ministério Público, porque aquela história do Silas não ficou bem explicada, mas o Nelson Hubner está lá, está exercendo. O ministério está funcionando e eu não acho que seja correto, a cada votação, as pessoas apresentarem uma pauta de reivindicação”, disse Lula.
Questionado se Rondeu era um bom nome para ministro, Lula disse: “Temo que os que acusaram o Silas é que vão ter que prestar uma boa explicação”. “Eu temo.”
foN