Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva; da Bolívia, Evo Morales e do Chile, Michelle Bachelet, anunciarão no dia 11 de dezembro em La Paz o calendário para a criação de um corredor bioceânico que integre os três países.
A reunião trilateral foi confirmada hoje pelo embaixador do Brasil na Bolívia, Frederico Cezar de Araújo, depois de se reunir com Morales no Palácio do Governo de La Paz.
A possibilidade do encontro foi antecipada há dez dias pelo chanceler chileno, Alejandro Foxley, que explicou que o corredor não está terminado, mas tem avanços, e se planeja pedir apoio à Corporação Andina de Fomento (CAF) para completá-lo.
A estrada bioceânica sai da região brasileira de Santos, passa por território boliviano e termina nos portos chilenos de Iquique e Arica, no litoral do Pacífico.
Araújo explicou que o encontro dos três presidentes precederá à reunião de Morales e Lula do dia 12 de dezembro em La Paz, programada para analisar a regularização dos emigrantes brasileiros na Bolívia, a relação energética e cooperação no controle do tráfico de drogas.