O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não gosta de fazer previsões na área econômica, alegando que os analistas, mesmo os que estudam muito a área, erram bastante. Ele arriscou, no entanto, uma projeção: disse que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2007 terá um crescimento superior a 5%.
“Eu tenho certeza de que, se o IBGE der menos de 5%, depois, na atualização, vai dar mais de 5%”, previu, referindo-se ao fato de que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitas vezes, depois de divulgar o número do PIB, acabar fazendo revisão do levantamento e divulgando um dado diferente.
“No ano que vem, (o PIB) vai crescer um pouquinho mais, 5,5%”, cravou. E previu que nos próximos anos a economia do País terá um crescimento contínuo. “O que posso garantir ao povo brasileiro é que o crescimento econômico no próximo ano vai ser melhor que neste. Que 2009 será melhor que 2008, e 2010, melhor que 2009”, disse.
O presidente sugeriu aos jornalistas a releitura de dez artigos de analistas econômicos publicados em anos anteriores para constatarem o porcentual de erros contido nas avaliações. “Apanhei em 2004. Apanhei, porque disse que teria um espetáculo do crescimento. Mas jornalistas não sabem pedir desculpas”, reclamou, lembrando que, em 2004, o crescimento da economia foi de 5,7%. “Muitos diziam que não iria chegar a 5”, recordou.
USeg