No encontro desta quinta-feira, com primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade ao governo espanhol, pelo atentado ocorrido nesta quarta, na localidade de Legutiana, no País Basco, que matou um policial e feriu quatro pessoas.
Lula disse que as relações entre Espanha e Brasil estão transcorrendo de forma “extraordinária”, e que os espanhóis tem dado uma contribuição ao desenvolvimento do Brasil, por meio de investimentos. “Temos uma parceria estratégica com a Espanha”, disse Lula acrescentando que certamente essa parceria crescerá.
José Luis Zapatero agradeceu a solidariedade que o Brasil sempre teve com a Espanha e disse que isso demonstra a irmandade e confiança no País. Ele disse que o Brasil e a Espanha vão intensificar as relações e que ambos são locomotivas essenciais na intensificação dos laços da América Latina e Europa.
Zapatero disse que as empresas espanholas estão muito satisfeitas no Brasil por causa da segurança jurídica e da estabilidade econômica. Ao final da declaração conjunta, Zapatero disse que encontrou um Lula melhor do que nunca, igual ao Brasil.