O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a oposição do DEM e do PSDB à prorrogação da CPMF e disse acreditar que, se o tributo não for aprovado no Senado, o “povo pobre desse País” é quem mais vai sofrer com isso. A informação é da rádio CBN. Lula disse também que , na verdade, quem tem medo da CPMF é quem sonega imposto, eles são os que tem medo da CPMF. A CPMF é um imposto que vai detectar quem está sonegando”.
Quem que acabar? Quem quer acabar na verdade, além do PFL (atual Democratas), que torce todo santo dia para as coisas não darem certo neste país, porque eles governaram durante 500 anos e não conseguiram fazer o que país queria que fosse feito. Eles agora ficam com discurso de que é muito imposto”, afirmou Lula.
O Democratas e o PSDB contabilizam votos de 32 senadores contra a prorrogação da CPMF, um a menos que o necessário para pôr fim à cobrança do imposto a partir de janeiro de 2008.
Mas Lula demonstrou confiança de que o Senado aprovará a proposta que prorroga a contribuição até 2011. “Tenho a convicção de que eles vão fazer, de que vão votar”, disse.
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que participou do evento, também saiu em defesa da continuidade da cobrança. “Que Deus ilumine a cabeça dos senadores para que aprovem a CPMF.”