O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião para a fim de fechar os últimos detalhes para a criação da Secretaria Nacional de Portos. Ao final do encontro, em que estiveram presentes ministro do Transporte, Alfredo Nascimento, que atualmente é responsável pela gestão de portos e hidrovias, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Lula anunciou a criação da pasta, que terá status de ministério. O ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, será o titular, segundo fontes do Palácio do Planalto.
No último dia 19, Brito foi chamado ao Palácio do Planalto para fechar “questões jurídicas e técnicas” antes do anúncio oficial, mas não foi recebido. A expectativa é que a Secretaria de Portos seja anunciada em 4 de maio para, em uma mesma medida provisória, serem criadas as pastas tanto de Portos quanto de Ações de Longo Prazo, ambas com status de ministério.
A indicação de Pedro Brito se deve ao fato de o PSB, partido ao qual é filiado, ter cedido a Integração Nacional ao PMDB, que emplacou Geddel Vieira Lima. A formalização da nova secretaria, no entanto, foi alvo de protestos do PR, que hoje controla o Ministério do Transporte. A legenda não estava disposta a abrir mão de R$ 3,4 bilhões em receitas para investimentos em portos.
US