O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Navegantes (SC) às 14h30. Lula foi recebido por um automóvel na pista do Aeroporto Internacional e seguiu para as áreas mais afetadas pela chuva no Estado. De acordo com a agenda oficial, o presidente fará um vôo sobre a região do Vale do Itajaí, que engloba as cidades de Blumenau, Gaspar, Navegantes, Luiz Alves e Ilhota. Autoridades do governo e da Defesa Civil aguardavam a chegada do presidente.
O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, não quis falar em valores, mas afirmou que espera que o presidente não chegue de mãos vazias: “é fundamental essa vinda do Lula. Espero que ele venha de mãos cheias”.
Luiz Henrique da Silveira se mostrou preocupado sobretudo com as condições de saneamento básico em Santa Catarina. “Estamos trabalhando com muita intensidade desde o momento em que foi decretado o estado de calamidade pública. Estamos focados nos abrigos e alimentos.”
Segundo a Defesa Civil, os prejuízos chegam a R$ 500 milhões. “Calculamos, por baixo, sem contar a parte econômica, turística e de infra-estrutura, o equivalente a R$ 500 milhões”, afirmou o chefe da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves.
Especial para Terra