O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Crateús (CE), que o investimento em biodiesel é uma forma de limpar a sujeira produzida por outros países.
Durante inauguração de uma usina de biodiesel, o Presidente ressaltou que “o biodiesel é para nós uma questão não de honra, mas de soberania e de maior participação no mundo globalizado, limpando o planeta que outros estão sujando”.
Lula disse que o biocombustível não está sendo usado apenas para o abastecimento de veículos e a despoluição do planeta, mas para transformar o semi-árido em uma região produtora de riquezas.
Ele destacou que o semi-árido nordestino e a agricultura familiar são o “compromisso de honra” desse projeto. “Nós estamos apostando nessa política do biodiesel como a possibilidade de gerar emprego para a agricultura familiar e para o agronégocio”.
O presidente ressaltou que não se opõe à produção em larga escala. “Nós não somos contra um grande empresário produzir. Pelo contrário, estamos incentivando. Porque quando o biocombustível entrar de verdade na matriz energética desse país, nós vamos precisar de muita coisa para produzir”.
A Usina de Biodiesel Brasil Ecodiesel, em Crateús, deve ser uma das duas maiores produtoras de biodiesel do país. A outra fica em Iraquara, na Bahia. A previsão é de que a unidade cearense produza 108 milhões de litros de biodiesel ao ano. As atividades foram iniciadas em dezembro do ano passado.