Lula disse que o reajuste de preços dos combustíveis não irá alimentar a inflação. O presidente fez a afirmação durante entrevista concedida, na noite de segunda-feira, no Palácio do Planalto, para o Jornal da Cultura, da TV Cultura. Outros temas, como a obtenção do grau de investimento e a participação do País no G8, também foram discutidos.
O governo também anunciou recentemente aumento do preço da gasolina e do óleo diesel. Esse realmente vai, realmente, se efetivar ou o governo pode voltar atrás temendo que isso possa alimentar a inflação brasileira?
“Não, não vai alimentar a inflação porque nós fizemos um jogo combinado, ou seja, na medida em que nós fizemos o reajuste da gasolina e o reajuste do óleo diesel para a Petrobras, ao mesmo tempo nós reduzimos a alíquota da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para permitir que o aumento não chegasse ao consumidor. Portanto, quando você for a um posto de gasolina e for encher o seu tanque, o preço da gasolina tem que estar o mesmo, não pode ter aumentado.”
Interventia