O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o Brasil terminará este ano com 1 milhão de novos empregos formais gerados e alcançará um crescimento econômico de 5% em 2010.
“Em setembro passado, geramos 252 mil empregos formais e vamos criar em 2009 1 milhão de novos empregos formais”, afirmou Lula no programa “Café com o Presidente”.
“É algo extraordinário que me deixa muito feliz e estou muito otimista com 2010, porque estamos prevendo um crescimento próximo a 5% e isso vai voltar a gerar empregos de forma extraordinária”, acrescentou.
Lula aproveitou o programa de rádio para comemorar a divulgação na semana passada que, após a crise econômica global, o Brasil gerou em setembro um número recorde de empregos formais no ano e o maior número mensal desde setembro de 2008.
O aumento dos empregos pelo oitavo mês consecutivo em setembro permitiu ao Brasil superar os cerca de 800 mil postos de trabalho formais perdidos entre novembro do ano passado e janeiro de 2009, em consequência da crise econômica.
Segundo o Governo, a possibilidade de que o Brasil termine o ano com 1 milhão de novos empregos formais criados mostra que o país conseguiu superar a crise, apesar de que esse número será muito inferior ao de 2008 (1,45 milhão) e ao recorde de 2007 (1,61 milhão).
“O Brasil está preparado para voltar a crescer, para gerar empregos e para distribuir renda”, disse Lula, ao destacar os indicadores econômicos.
“Vou trabalhar no um ano e três meses que me falta para terminar meu mandato para concluir as coisas que estamos fazendo, para aperfeiçoar aquilo que puder ter defeito e para deixar o Brasil ainda mais preparado para quem vier depois de mim”, acrescentou.
U.Seg