Por meio de indicação ao governo estadual o deputado Luiz Marinho (PTB) mostra a necessidade de restaurar as estradas vicinais que dão acesso aos assentamentos rurais do município; regularização fundiária da Vila Portal e a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal no município de Poconé - MT.
“O município sofre as conseqüências do esquecimento por parte do governo que tem seu foco nas obras que preparam a capital para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014”, desabafa o deputado.
Marinho entende que é necessário resolver problema social na região. Os Assentamentos Furnas do Buriti II e Vila Portal foram criados há mais de 10 anos e ainda não foram regularizados. O clima é de intranqüilidade entre as famílias que ficam impossibilitadas de obter linhas de financiamento para a produção e outros benefícios como linha de incentivos fiscais do Estado.
O parlamentar chama a atenção das autoridades para situação caótica das estradas, realidade que compromete a todo o sistema de transporte de produção na região. O crescimento econômico,explica, está ligado diretamente ao estado de conservação das estradas. “Em sua opinião não adianta produzir alimentos e não ter meio de escoar a produção’’, afirma.
Agência Bancária A instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal é uma antiga reivindicação das comunidades. A região abriga pequenas propriedades rurais e apresenta grande potencial turístico. Apesar do potencial econômico o distrito não conta com uma agência bancária da Caixa ou um posto avançado, o que tem prejudicado a população.
Os produtores do distrito que utilizam crédito para a produção e necessitam ir até uma agência bancária percorre grandes distâncias até chegar a capital. Com a instalação desta agência, moradores de outros distritos próximos também serão beneficiados. O objetivo da indicação , assegura , é fazer com que a instituição bancária realize um estudo para avaliar a necessidade da população local. “Além de auxiliar no dia a dia dos moradores, uma agência na região representaria um marco na expansão da economia regional”, afirma.