quinta-feira, 21/11/2024
InícioCidadeLúdio denuncia prefeitura por desativação de leitos de UTIs infantil

Lúdio denuncia prefeitura por desativação de leitos de UTIs infantil

Após constatar in loco denúncias de desativação de leitos de UTIs ( Unidade de Terapia Intensiva) nas unidades de Pediatria e Neonatal no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o vereador Lúdio Cabral (PT) protocolou representação junto ao Ministério Público Estadual solicitando intervenção da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude para obrigar a Prefeitura a retomar com urgência o funcionamento de todas os leitos.

Sete (7) leitos de UTIs foram desativados, sendo quatro (4) da unidade de Neonatal que atende aos nascidos de 0 a 28 dias, e três (3) da Pediatria para atendimento intensivo a crianças de até 12 anos. Cada unidade tem capacidade instalada de dez (10) leitos. A desativação segundo os trabalhadores das UTIs se dá em decorrência de falta de equipamentos básicos como insumos, oxímetro , monitor cardíaco e cabos.

De acordo com Lúdio a situação toma proporções ainda mais graves tendo em vista a grande incidência dos casos de dengue no município como a hemorrágica, notificadas nos últimos dias, principalmente em crianças.

” Praticamente 40% da capacidade instalada de UTIs para atendimento a crianças está sem funcionamento. O problema é maior pois estamos num período em que a incidência de casos de Dengue Grave é altíssima. Somente no período de 10 de janeiro a 31 de março foram confirmados 88 casos , destes 25 são de febre hemorrágica e a faixa mais acometida é de crianças”, afirma Lúdio.

Segundo denúncias de profissionais que atuam nas unidades, constatadas pelo vereador, a falta de equipamentos básicos levam as equipes a trabalharem na base do improviso para tentar manter os leitos em funcionamento.

A Secretaria Municipal de Saúde alega em nota publicada na imprensa local que estava aguardando a abertura do orçamento 2009 para resolver os problemas de suprimento de material e providenciar a reativação dos leitos.

” Se a prefeitura estava esperando abrir o orçamento para providenciar o funcionamento das UTIs tinha que ter combinado com o mosquito Aedes aegypti. Não há como tentar gerir a situação dessa forma, a saúde precisa de ação concreta com base em planejamento”, pontua Lúdio.

Edna Pedro

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes