Parceria entre governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e Prefeitura de Lucas do Rio Verde vai garantir a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município. O convênio será assinado no próximo dia 17 de agosto.
O valor para construção do espaço físico do Corpo de Bombeiros será de R$ 378 mil, sendo R$ 300 mil oriundos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP) e o restante da Prefeitura. O município será responsável ainda por todos os recursos de mão de obra, além da doação do terreno para a construção do prédio. De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino José Franz, a cidade, localizada a 330 quilômetros de Cuiabá e com aproximadamente 35 mil habitantes, é atendida atualmente pelas unidades de Sorriso ou Nova Mutum, dependendo da distância da ocorrência.
O secretário de Justiça e Segurança pública, Carlos Brito ressalta que o Corpo de Bombeiros deva ser ativado o mais rápido possível, uma vez que o número de habitantes de Lucas do Rio Verde ultrapassa a média mínima para implantação da unidade, que é de 25 mil pessoas.
“O número de habitantes é alto e tende a aumentar entre 15% e 20% nos próximos anos com a instalação de novas fábricas o que, conseqüentemente e até positivamente, oferece empregos diretos e indiretos, atraindo um maior número de moradores”, justificou o secretário.
A instalação do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde foi discutida durante a visita do secretário ao município, em fevereiro de 2007.
Além do convênio para implantação do Corpo de Bombeiros, será assinado também um Termo de Cooperação Técnica que prevê a aplicação de cursos de salvamento e resgate. Os cursos serão oferecidos por Bombeiros Militares aos guardas municipais, que fazem diversos atendimentos aos moradores.
Serão enviados ainda ao município quatro investigadores e um escrivão, tão logo concluam o Curso de Formação Inicial Técnico Profissional dos policiais civis nomeados em março. O término do curso está previsto para este mês.
Carlos Brito reconhece a necessidade de melhorias na segurança e ressalta que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para modificar o atual quadro no Estado. Ele defende que “as parcerias que vêm sendo firmadas com as prefeituras têm sido fundamentais e que obras, como a de Lucas, só são possíveis graças à essas parcerias”.
O projeto do prédio foi apresentado na tarde desta terça-feira (07/08), durante reunião no gabinete do secretário Carlos Brito. Além do prefeito Marino José, participaram da reunião o presidente do Conselho de Segurança, Valdir Miguelin, a representante municipal, Marilda Garcia, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo Ferreira, o secretário-adjunto de Justiça, Carlos Santana e o secretário Executivo do FESP, Mauricio Guimarães.
Central de Emergência – a prefeitura implantou no município de Lucas do Rio Verde “Disque Emergência”, que funciona 24 horas. As ocorrências, feitas via rádio ou telefone, são recebidas pelos guardas municipais e encaminhadas aos departamentos responsáveis, seja Polícia Militar, Polícia Civil ou Juizados. Muitos casos, de acordo com o prefeito Marino, são solucionados pelos próprios guardas municipais, que serão capacitados por um grupo de bombeiros militares, através do Termo de Cooperação Técnica.
Uma equipe do Centro Integrado Operações de Segurança Pública (CIOSP) fará uma visita ao município, a fim de avaliar uma possível integração direta das corporações da segurança pública ao sistema de atendimento.