As espécies arbóreas dos biomas de Mato Grosso (Cerrado, Pantanal e Amazônia) foram catalogadas no livro “Flora Arbórea de Mato Grosso- Tipologias vegetais e suas espécies, Elaborado por três servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) que desenvolveram esse trabalho de pesquisa para que o estado tivesse um livro de referência para produtores, engenheiros florestais, ambientais, biólogos, agrônomos e Analistas de Meio Ambiente.
Os autores explicam que o objetivo foi organizar asinformações referentes às espécies arbóreas por tipologia vegetal que ocorrem no Estado para orientar profissionais e produtores na elaboração de projetos de restauração de áreas degradadas, manejo florestal, estudos de impacto ambiental, entre outros documentos técnicos importantes para a emissão de autorizações ambientais. “Neste livro foram reunidas todas as informações disponíveis sobre as espécies arbóreas, levantadas 26.299 amostras de ocorrências em Mato Grosso; 2.191 espécies identificadas em 14 herbários, 61 artigos científicos e 27 estudos ambientais. O livro ainda trás dois encartes: o Mapa de Vegetação e o Mapa de Biomas e Municípios do Estado de Mato Grosso”, comenta o coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas da Sema Elton Antonio Silveira, um dos autores do livro, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.
Além dele, também são autoras do livro a Doutora em Biologia Vegetal, Hélida Bruno Nogueira Borges e Ligia Nara Vendramin mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.
O trabalho de elaboração do livro começou em 2011, quando a Dra. Helida Borges, analisando algumas informações contidas em solicitações e relatórios ambientais observou a dificuldade por parte dos consultores na definição das espécies arbóreas. Com intuito de facilitar o acesso à informação e apoiar o aprimoramento de projetos e análises ambientais, reuniu-se neste livro o material mais confiável sobre a ocorrência das espécies arbóreas por tipologia vegetal de MT.
Os interessados no livro, podem procurar a Coordenadoria de Conservação e Restauração de Ecossistemas da Sema e falar com Hélida, Ligia ou Elton, pelos telefones (65) 3613 7327 ou (65) 3613 7351.