A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG), por meio da Assessoria de Cultura, está finalizando a edição do livro “Várzea Grande de braços abertos”. Segundo o assessor de cultura, Gastão Marques, a obra tem por objetivo documentar fatos que marcaram a história do município. “Não existe em lugar algum livros que descrevam os acontecimentos oficiais do passado de Várzea Grande”.
A idéia é que os mais de seis mil exemplares sejam distribuídos às escolas e bibliotecas na semana de comemoração aos 59 anos de Emancipação Político-Administrativa de Várzea Grande, comemorada no dia 23 de setembro. Marques informa que algumas unidades serão encaminhadas às embaixadas. “Para isso, já estamos finalizando a tradução dos textos para o inglês e o espanhol”.
O “Várzea Grande de braços abertos” contará a história das comunidades mais antigas do município como, por exemplo, Praia Grande e Bonsucesso. As tradicionais manifestações culturais e o relato de moradores antigos também terão destaque no exemplar.