segunda-feira, 06/01/2025
InícioCultura e ArteLivro que recebeu selo de finalista no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 é...

Livro que recebeu selo de finalista no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 é lançado quinta-feira em Cuiabá

Obra aborda a geologia e a gemologia do diamante com enfoque especial nos diamantes da região de Torixoréu (MT), às margens do Rio Araguaia

Classificado no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, entre as 10 obras no Eixo: Ciência e Cultura, Categoria: Geografia e Geociências, pela Câmara Brasileira do Livro, recebendo o selo de finalista da premiação, o livro “A Geologia e a Gemologia do Diamante: Uma Visão Multidisciplinar” recebe evento de segundo lançamento nesta quinta-feira (12/09).

O evento acontece no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), às 18h e será aberto ao público. O livro foi escrito pelos especialistas Marcus Vinicius Dutra de Magalhães, que é gemólogo e geólogo, e pelo gemólogo, Thiago Araujo Scherer. A obra multidisciplinar oferece uma profunda exploração sobre a formação e características dos diamantes, com um enfoque especial nos diamantes da região de Torixoréu, em Mato Grosso, às margens do Rio Araguaia.

Segundo Marcus, a ideia de produzir o livro surgiu enquanto elaborava o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Gemologia, em parceria com Thiago. “Ao realizar minha segunda graduação em Geologia, foi possível expandir o conhecimento necessário para amadurecer o conteúdo da obra, que enfatiza a conexão entre a Gemologia e a Geologia dos diamantes. O objetivo era criar uma obra que equilibrasse rigor técnico e acessibilidade, tornando-a relevante tanto para especialistas quanto para o público leigo. É um livro voltado para curiosos, garimpeiros, cientistas e acadêmicos, que preenche uma lacuna no mercado brasileiro, onde há poucos trabalhos disponíveis sobre o tema”, afirma.

Explica ainda que, apesar de ser uma ciência antiga, a Gemologia passou a ser mais discutida no Brasil recentemente. Isso porque é uma área de conhecimento pouco abordada na maioria dos cursos de Geologia do país. O avanço teve importante contribuição para a criação do curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pioneiro no Brasil e o único na modalidade bacharelado.

“O bacharel em Gemologia está apto a identificar, produzir e avaliar gemas, joias e outros materiais gemológicos, bem como utilizar técnicas de lapidação, cravação, gravação, design, montagem e confecção de joias. Dessa forma, o curso procura integrar os conhecimentos produzidos na universidade à sociedade, estreitando laços com a comunidade e cumprindo seu papel político-social”, afirma.

Acrescenta ainda que, para eles, o lançamento no Estado de Mato Grosso é uma grande conquista, além de ser uma forma de retribuir à sociedade mato-grossense pelo acolhimento e pelas oportunidades oferecidas durante a pesquisa que resultou na publicação do livro. “Grande parte do estudo focou nos diamantes da Cooperativa Brasileira de Diamantes, sediada no estado. A obra contribui para a valorização da produção diamantífera de Mato Grosso, um dos maiores estados produtores de diamantes do Brasil”, afirma.

Segundo a presidente em exercício da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e presidente da Associação Dos Profissionais Geólogos Do Estado De Mato Grosso (Agemat), Sheila Klener, o projeto é essencial para geólogos, gemólogos, engenheiros de minas e outros profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a geologia e a gemologia do diamante.

“Um livro como esse é de suma importância para entender o histórico da formação dos diamantes, e como o estado de Mato Grosso foi colonizado, partindo da exploração mineral. O próprio hino do estado cita “o diamante sorri nas grupiaras”.  Saber que o livro concorreu ao prêmio Jabuti Acadêmico nos deixou muito orgulhosos e com a certeza que a Febrageo e todas as entidades de geologia do país estão contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, científico e geológico do país”, ressalta.

Fábio Soares Magalhães, presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), realizador do evento, comenta que apesar de não ser um campo trabalhado no cotidiano da associação, acreditam e incentivam a escrita, para que o conhecimento fique disponível para todos. “É com grata satisfação que contamos com mais este livro publicado pela nossa associação e temos certeza de que os sócios estão sendo agraciados com uma excelente publicação na área de gemologia dos diamantes e sua interação com a Geologia e Engenharia”, diz.

A diretora financeira do Geoclube, Daiane Bruhm comenta que o livro aborda a fluorescência nas amostras, uma característica frequentemente mal compreendida no mercado diamantífero. “Destinado a entusiastas e especialistas em diamantes, o livro abrange diversas áreas do conhecimento. Propõe-se também a ser um recurso educacional, oferecendo material didático para estudantes de graduação e profissionais das áreas de Gemologia, Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e áreas afins, assim como para alunos de cursos técnicos na área de mineração”, comenta.

A segunda edição impressa do livro é uma realização da ABGE em parceria com o Geoclube, Febrageo e Agemat, com patrocínio do Crea-MT. O sistema Crea-MT/Confea/Mútua tem editais para fomentar livros e outros benefícios para os engenheiros do sistema e a comunidade em geral.

Por Laura Resende
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes