O deputado José Riva (PP) encaminhou expediente ao secretário de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti (PR), cujo teor trata da necessidade de promover investimentos para o desenvolvimento da região Norte mato-grossense por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia.
Os prefeitos que compõem o consórcio, em recente encontro, estabeleceram reivindicar ações emergenciais ao governo, por intermédio de Riva, a serem aplicadas na recuperação de pontos críticos da rodovia MT-322 objetivando efetivar a integração do Nortão do Estado à BR-158 até o Porto de Estaque, no Maranhão.
De acordo com o deputado Riva estes investimentos estimulam o crescimento econômico e social dessa importante região. “Estes entes contribuem incontestavelmente para a expansão do nosso Estado e do País, portanto devem ser acolhidas às reivindicações destas distantes localidades”, ressalta.
A boa noticia aconteceu por intermédio do Oficio 1437/2007 da Sinfra. O secretário Marcheti informa ao deputado Riva o aporte de R$ 1 milhão para atender o trecho: Rio Peixotinho II – Rio Xingu, com pontos considerados críticos de trafegabilidade. O procedimento já se encontra em fase de licitação.
Composto por 11 municípios: Colíder, Guarantã do Norte, Itajubá, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte, o consórcio é presidido pelo prefeito de Nova Santa Helena, Roque Carrara.