Retirada daquele trecho do leilão, representa um alívio para o bolso de quem trafega pela rodovia
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Por decisão da Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), o trecho de 221 km da MT-326, entre Água Boa e Cocalinho, no Vale do Araguaia, ficou fora do leilão de concessões do Governo do Estado, previsto para fevereiro deste ano na Bolsa de Valores B3.
O deputado do Araguaia, Dr. Eugênio de Paiva (PSB) comemorou a decisão, haja vista que a concessão implicaria em cobrança de pedágio, e logo impactaria no aumento de custos com frete, e por consequência, poderia refletir nos preços de serviços e mercadorias em geral. Portanto, a retirada daquele trecho do leilão, representa um alívio para o bolso de quem trafega pela rodovia.
O parlamentar lembra que naquela região existem minas de calcário e o transporte do minério, fundamental para a correção do solo na agricultura e outros usos, é realizado por caminhões para todos os municípios de Mato Grosso e até para Goiás.
“Essa concessão, nesse primeiro momento, seria prejudicial e aumentaria nossos fretes. E a Sinfra-MT deixou de fora do leilão o trecho da rodovia MT-326, ligando a BR-158, em Água Boa, até Cocalinho”, disse o deputado.
O assunto foi debatido em reunião do Colégio de Líderes, na quarta-feira (8/1/25), na Assembleia Legislativa, com os deputados e secretário adjunto de Logística e Concessões da Sinfra-MT, Caio Felipe Caminha Albuquerque.
“Permanecerá o trecho de Paranatinga até o entroncamento da BR-158, no município de Canarana, fazendo com que esse outro trecho até Cocalinho fique fora. Não haverá cobrança de pedágio e isso ter custo para o nosso transporte. Então, houve um bom senso e quero agradecer a Sinfra-MT por esse entendimento”, completou o deputado Dr. Eugênio.
O leilão de concessão (licitação) planejado pelo Governo do Estado prevê o lote 5 (Rodovia da Integração), com extensão de 308,26 Km da MT-020, entre os municípios de Paranatinga e Canarana. A estimativa é que esse trecho tenha tarifa máxima de pedágio no R$ 13,12 a ser cobrado pela empresa que ganhar a licitação.
Sobre o programa de concessão
O Programa de Concessões Rodoviárias 2023-2026 Fase I do Governo de Mato Grosso tem o objetivo de viabilizar investimentos e melhorar as rodovias estaduais. Essa etapa envolve o leilão de 2.104,4 Km de rodovias em 6 lotes de concessão. Os critérios para a empresa ganhadora da licitação serão menor valor da tarifa apresentada e mais investimento.
O plano da atual gestão é dobrar as rodovias pavimentadas do Estado, de 6.987 Km em 2018 para 14 mil Km em 2026. O que alteraria a malha rodoviária estadual pavimentada de 22% para 44%. De 2019 até novembro do ano passado, o Governo do Estado pavimentou 11.942 Km.
Veja os lotes do Programa de Concessão do governo e suas características.
Lote 1 – Rota do Arinos, 237,59 Km (Juara a Tapurah)
Lote 2 – Rodovia da Produção, 418,56 Km (Nova Mutum a Campo Novo do Parecis)
Lote 3 – Rota do Rio Acima, 161,37 Km (Cuiabá a Rosário Oeste)
Lote 5 – Rodovia da Integração, 308,26 Km (MT 020 e MT-326) – Paranatinga a Canarana
Lote 6 – Rodovia Multimodal, 634,35 Km (Campo Verde a Sinop)
Lote 8 – Rota Juruena, 344, 15 Km (Brasnorte a Castanheira)