Assembleia Legislativa realizará no dia 21 de setembro, às 19 horas, no Plenário das Deliberações da Casa, sessão solene para saudar os imigrantes italianos em Mato Grosso. A solenidade será realizada em cumprimento a Lei nº 8.129, que completou seis anos no último mês de junho e institui o Dia da Comunidade Italiana no estado.
O autor da lei, deputado João Malheiros (PR), destaca a importância de se valorizar as culturas estrangeiras no desenvolvimento econômico, social e cultural de Mato Grosso.
“São pessoas guerreiras, de natureza espontânea, que nunca desanimam. Com uma cultura admirável, eles colaboraram gigantescamente para o desenvolvimento do estado”, avaliou Malheiros.
A vice- consulesa honorária da Itália em Cuiabá, Carmelinda Ferrante Maciel, ressalta o fortalecimento das origens a partir de uma data oficial para celebração.
“Alguns imigrantes, muitas vezes, se consideram mais brasileiros do que italianos, mas o fato é que ninguém se esquece do país de origem. É fundamental esse tipo de celebração para a reunião dessas pessoas”, declara.
O embaixador da Itália no Brasil, Michelle Valensise explicou que o diferencial dos brasileiros é a sua forma de viver. “O que eu acho mais espetacular nessa cultura se resume em três valores: liberdade, solidariedade e tolerância. Italiano e brasileiro têm tudo a ver um com outro. Temos comportamentos parecidos”, comparou.
A data é comemorada, anualmente, no dia 19 de setembro (em 2010 cairá num domingo) em Mato Grosso. “Fiz tudo para facilitar a vinda das pessoas. Muita gente viaja aos finais de semana, então transferi para dia 21″, explica o deputado, ao informar que a escolha pelo dia 19 se deve a celebração do Dia de San Genaro, na Itália. Atualmente, a comunidade – em Cuiabá – conta com mais de 100 famílias associadas.