O bem-estar das pessoas que estão perto da gente é o principal valor dos brasileiros, de acordo com pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) em todo o país. O bem-estar da humanidade e da natureza está em segundo. Depois vêm a segurança e a autodeterminação.
O interesse pelo poder aparece em último lugar em uma lista de dez itens onde os brasileiros mostram como se veem, e não necessariamente como estão agindo.
E a família, para a maioria dos pesquisados, é quem tem a responsabilidade de ensinar esses valores. A escola aparece em segundo lugar como responsável por esse papel.
A pesquisa mostra ainda que os brasileiros estão preocupados com um problema, uma ameaça a esses valores: a violência, que para 90% dos entrevistados não para de crescer. E não é só a violência praticada por criminosos. Mas também aquela que acontece no dia-a-dia, no trânsito, na escola, em casa, na relação com os vizinhos.
A violência – em todas as suas formas – quase destruiu uma escola pública no conjunto de favelas do alemão, no Rio. Até a chegada de uma diretora que resolveu enfrentar a situação. O primeiro investimento foi na reforma do prédio. Depois, ela identificou os alunos problemáticos. Hoje, sabe de cor o nome de todos os mil estudantes.
“Acho que o primeiro grande passo do nosso compromisso de educadores é fazer com que os meninos sonhem, possam sonhar e, o passo seguinte, orientar para que esse sonho seja realidade. Que seja possível”, disse Márcia Correa, diretora da escola.
G1