domingo, 22/12/2024
InícioPolíticaLei de Riva institui "Dia do Vitiligo"

Lei de Riva institui “Dia do Vitiligo”

O dia 1º de outubro, em Mato Grosso, será a data em que toda a população fará reflexão sobre o “Dia de Conscientização quanto ao Vitiligo”. A instituição deste dia consta no Diário Oficial do Estado (D.O.E), edição Nº 24422, de 28 de agosto de 2006. A Lei 8.546 é de autoria do deputado José Riva (PP).

Nesta data serão promovidos eventos para esclarecer à sociedade quanto ao vitiligo, buscando combater o preconceito e desmistificar a doença. Sendo o dia 1º de outubro um sábado ou domingo, os eventos serão transferidos para a segunda-feira.

O vitiligo caracteriza-se pela perda da cor normal da pele devido ao mal funcionamento dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina, uma substância marrom que dá cor à pele e absorve toxinas produzidas pelo organismo. Apesar de não ser uma doença contagiosa, a despigmentação provoca retração social, insegurança e queda na auto-estima, um dos principais fatores inibidores do sucesso dos tratamentos.

Mesmo sem descrição de sintomas a maioria dos pacientes procura o médico pelo transtorno estético que a doença ocasiona, entretanto há quem consulte em virtude das queimaduras solares nas áreas manifestadas.

De acordo com o autor da lei, deputado Riva, é necessário que se façam campanhas explicativas e desmistificadoras da doença. “Campanhas devem ser feitas para que toda a sociedade seja esclarecida sobre esta doença que não é contagiosa, mas que alguns ainda têm preconceito”, explica e finaliza: “A re-socialização das pessoas acometidas da doença, buscando a promoção de tratamento para todos é o nosso objetivo”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes