A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2008) será encaminhada pelo governo estadual à Assembléia Legislativa, até o dia 30 de maio. A expectativa dos deputados é que a LDO atenda as demandas dos municípios mato-grossenses, principalmente, em relação a obras de infra-estrutura. Neste caso, as necessidades deverão ser direcionadas para as áreas urbanas com a ampliação e conclusão do asfalto nas cidades.
O deputado Sebastião Rezende (PR) disse que está centrando suas emendas em elaboração justamente para contemplar diversas ruas no interior do estado. Ele afirmou que está atento à elaboração da LDO 2008, que se encontra no âmbito da Secretaria de Planejamento.
“Precisamos estar muito atentos em relação a essa questão que é uma das maiores preocupações da população no interior do estado”, disse Rezende.
No entanto, o parlamentar acredita que o legislativo deve verificar a aplicação dos recursos do Orçamento Geral do Estado (OGE-2007) em exercício, em obras dessa natureza que foram incluídas na LDO aprovada no ano passado e cobrar a ampliação ou efetivação dos serviços do Executivo nos municípios.
Rezende também cobra do Executivo a garantia das emendas parlamentares que destina para cada deputado, o valor de 1 milhão de reais para serem distribuídos em obras de infra-estrutura. “Foi um acordo firmado no ano passado para que todos os vinte e quatro deputados tivessem acesso a emendas parlamentares”, afirmou Rezende.
Os deputados Roberto França, Otaviano Pivetta e Walter Rabello preferem comentar o assunto depois que a peça orçamentária for protocolada no legislativo. Mas todos são de acordo de que a LDO – 2008, contemple realmente, os municípios com a pavimentação asfáltica.
Sid Carneiro/AL