O evento será no auditório Milton Figueiredo.Também será assinado um termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade entre AL/MT e Governo Federal.
O seminário acontece em todas as capitais até o final de Julho, numa realização da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O Movimento foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas, igrejas, universidades, escolas e os governos para o alcance, até 2015, dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, estabelecidos em 2000, pela Organização das Nações Unidas, em conjunto com 191 países, dentre eles, o Brasil.
Após a solenidade de abertura, haverá palestra sobre o prêmio ODM Brasil, com o secretário Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Wagner Caetano.
Constam ainda na programação, apresentações de uma prática premiada, com o professor Nicolau Priante Filho e da realidade dos ODM em Mato Grosso e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com a diretora do Instituto Orbis, Diva Irene da Paz Vieira. E a apresentação da Carta de Mato Grosso com o professor Abílio Fernandes.
São parceiros ODM: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás – Furnas, Petrobrás, Sebrae e Sesi. Os oito objetivos: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a Malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e por último, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
ODM – A adesão ao movimento é incentivar, ampliar e dimensionar a participação da sociedade brasileira em prol dos Objetivos do Milênio, por meio de mobilização de diversas redes, fóruns de debate, conselhos, elaboração de projetos, ações e demais atividades.
“Queremos dar visibilidade ao que está sendo feito e incentivar novas ações”, disse Vieira, ao explicar que os projetos podem ser inscritos até 02 de agosto deste ano. Expectativas é que o número de inscritos supere os 1.653 de 2012, quando 50 foram diplomados e 20 premiados. “Para este ano serão diplomados 60 projetos e 30 desses receberão o prêmio”, destacou o coordenador da Presidência da República.
Através dos portais: WWW.odmbrasil.gov.br e WWW.portal.odm.com.br é possível saber as condições de cada município brasileiro. A cidade pode desenvolver um novo modelo de gestão com base em políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e pode trabalhar metas e indicadores que asseguram o acompanhamento e o monitoramento dos resultados.