Preocupada com a incidência da Ferrugem Asiática da Soja, os danos e prejuízos que podem ser causados pela doença, a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) desenvolveu o Projeto Ferrugem, com objetivo de auxiliar o produtor no controle e combate à doença.
O Projeto, que terá início amanhã permitirá ao produtor identificar o possível foco de ferrugem na propriedade, coletar amostras das folhas e levar até o sindicado rural mais próximo e devidamente equipado com mini-laboratório.
O técnico treinado e preparado para atender a demanda do projeto, fará a análise das folhas e em caso de resultado positivo de ferrugem, a amostra é encaminhada ao laboratório regional credenciado para validar a análise. Após validação, a informação será inserida no sistema de alerta, no site da Associação.
Com a identificação do foco através do Sistema de Alerta, os produtores podem monitorar melhor a plantação e em caso de incidência da doença conseguem identificar no início, reduzindo assim os danos à lavoura e conseqüentemente os prejuízos.