Na proposta é destacado que o programa será voltado prioritariamente para os seguintes grupos: portadores de hipertensão arterial sistêmica
Fonte: Assessoria
Foi sancionada a lei 5.235/2024 que institui o programa anual de rastreamento de Doenças Renais Crônicas (DRC) no município de Várzea Grande. A norma é de autoria do vereador Alessandro Moreira (MDB). Para entrar em vigor, a proposta precisa ser sancionada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB). Conforme o vereador, o programa pode ganhar maior destaque na segunda quinta-feira de março, desse modo fazendo alusão ao Dia Mundial do Rim.
“Apresento o presente Projeto de Lei com o objetivo é instituir um Programa de Rastreamento da Doença Renal Crônica para promover a conscientização, prevenção e tratamento precoce desta patologia. Pela intervenção da realização de exames específicos em grupos de risco e da promoção de atividades educativas buscamos prevenir e diagnosticar precocemente a doença, melhorando assim a qualidade de vida dos cidadãos várzea-grandenses e garantindo o tratamento de forma mais ágil”, relata Moreira.
Na proposta é destacado que o programa será voltado prioritariamente para os seguintes grupos: portadores de hipertensão arterial sistêmica; indivíduos com diabetes mellitus; e pessoas com idade igual ou superior a 40 anos.
As ações do programa serão desenvolvidas mediante: realização de campanhas de conscientização e divulgação nas mídias locais, redes sociais, rádios e distribuição de panfletos informativos, visando informar sobre a relevância do “Dia Mundial do Rim” e a importância do rastreamento da Doença Renal Crônica; estabelecimento de parcerias com instituições de saúde locais, tais como hospitais, clínicas e postos de saúde, para a realização dos exames de creatinina; disponibilização de locais e horários para agendamento e realização dos exames de creatinina; realização dos exames de creatinina, ureia e urina nos locais previamente agendados, visando a avaliação da função renal e a detecção precoce de possíveis alterações; entrega dos resultados dos exames aos participantes, seguida de orientações sobre a saúde renal e encaminhamento para tratamento adequado, caso necessário; entre outros.
Da redação do AltNotícias com informações da assessoria da Câmara Municipal de VG