As comunidades do Jardim Presidente II e adjacências irão receber a visita dos agentes comunitários da justiça nesta sexta-feira (06/07) a partir das 8 horas da manhã. O mutirão faz parte do projeto Justiça Comunitária, do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenado pela juíza Clarisse Claudino da Silva.
Todos os agentes, a equipe da Justiça Comunitária e voluntários da OAB-MT, estarão no centro comunitário do Jardim Presidente II e também vão passar nas casas dos moradores para divulgar os trabalhos. Na sexta-feira da semana que vem (13/07) vão ser realizados os atendimentos aos casos que precisarem de algum tipo de encaminhamento e orientação jurídica.
De acordo com os agentes, as informações mais solicitadas são sobre pensão alimentícia, aposentadoria, benefícios previdenciários, reconhecimento de paternidade, direitos trabalhistas, cobranças e assuntos relacionados à vizinhança.
Este ano o projeto já realizou visitas às regiões do Jardim Vitória e Despraiado em Cuiabá. O ‘Justiça Comunitária’ tem como objetivo aproximar a Justiça do cidadão, oferecendo às pessoas orientação para a solução de conflitos. A mediação é realizada por voluntários, selecionados entre os próprios moradores dos bairros atendidos, que passam por um treinamento no Tribunal de Justiça.
Atualmente, 38 agentes trabalham em quatro municípios do Estado, que são: Cuiabá, Poconé, Várzea Grande e Cáceres. Em Rondonópolis o projeto Justiça Comunitária já está sendo implantado. De março de 2005 e fevereiro de 2007, foram realizados 1.858 atendimentos.
Lídice Lannes