O presidente da Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil (Fremaprev), deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) manifestou irrestrito apoio à criação da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), e também colocará uma emenda no OGU para 2012 para perfuração de poços artesianos nos assentamentos rurais do estado que sofrem com a falta de água.
O parlamentar também se encontrará com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda para tratar dos problemas do segmento.
A agricultura familiar de acordo com Campos é uma das grandes bandeiras que defende desde o início de sua atuação, que teve início como engenheiro agrônomo e colonizador na região da grande Cáceres nas proximidades de Rio Branco. Como engenheiro agrônomo ele sempre teve forte ligação com o movimento, através da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat) e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).
“Sempre defendi os interesses da agricultura familiar e como deputado coloco meu gabinete a disposição do pequeno agricultor. Como governador de Mato Grosso fiz um grande trabalho de apoio em favor da agricultura familiar, da colonização”, afirmou o parlamentar.
Segundo o democrata época em que foi governador, o extinto Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat), tinha uma carteira específica para o agricultor familiar. Júlio afirma que esta bandeira sempre esteve hasteada por ele, como senador da República defendeu os interesses do produtor familiar juntamente com o falecido senador Jonas Pinheiro, conhecido como o “Pai da Agricultura.
A criação da Conafer surgiu com a égide de dar voz e vez à agricultura familiar. Segundo o ativista do segmento, Carlos Lopes, ela deve-se a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) não defenderem legitimamente e não promover a liberdade do pequeno produtor rural.
Segundo Lopes, os agricultores familiares são responsáveis por 70% dos alimentos produzidos no Brasil e a Conafer já nasce com toda força, apoiada por 340 sindicatos e oito federações estaduais, representando 1,8 milhão de filiados, mas estima-se que terão 18 milhões de integrantes.
Júlio apóia criação de Confederação e destinará emenda para perfuração de poços artesianos em MT
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real.
Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES