O deputado José Riva (PP) encaminhou ao governador em exercício do Estado, Silval Barbosa (PMDB), indicação parlamentar que objetiva criar um programa de incentivo para reduzir em 50% a área de pastagem e utilizar a outra parte em programas de reflorestamento na produção de matéria-prima para biocombustíveis, com a possibilidade de abertura de créditos ao financiamento dessas tecnologias.
Na proposta, Riva argumenta que Mato Grosso é detentor das maiores taxas de desmatamento. Várias organizações têm alertado sobre a questão, pois o estado continua liderando essa posição. Em 2004, por exemplo, Mato Grosso foi responsável por cerca de 50 % da área devastada.
Riva considera que sua proposta, que está diretamente associada à contenção do desmatamento, estimulará os produtores à tomada de consciência das desvantagens da pecuária extensiva em relação à intensiva, a exemplo do ´sistema voisin´’. A pecuária intensiva, segundo o parlamentar, promove a criação de mais empregos, aumenta os lucros e é ecologicamente mais viável.
“A pecuária extensiva, praticada em quase todo o país, é um dos vetores do avanço do desmatamento e, por conta de suas peculiaridades, extremamente ineficaz. Propomos a redução visando produção de biodiesel e etanol, contribuindo para mudança da matriz energética atual, calcada pelo uso de combustíveis fósseis, por uma matriz ecologicamente viável”, explica Riva.
Para o parlamentar, a proposta fomenta o desenvolvimento econômico sustentável e a geração de empregos. “Pretendemos sensibilizar os órgãos do executivo estadual responsáveis pela agricultura, pecuária e desenvolvimento econômico e ambiental, no sentido de aplicar este método gerando emprego e renda à sociedade mato-grossense”, finaliza.