O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu alta e deixou o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta das 12h desta terça-feira. Alencar estava internado desde o dia 24 de julho por causa de uma nova obstrução intestinal.
“Estou saindo de mais uma batalha. Mas estou consciente de que minha guerra contra o câncer continua”, disse.
O vice-presidente deverá embarcar para os Estados Unidos ainda nesta terça-feira onde continuará um tratamento experimental contra o câncer. “Vou dar continuidade a esse tratamento experimental, do qual sou um dos voluntários, que desenvolve um novo remédio via oral na luta contra o câncer”.
Ele evitou comentar a crise no Senado pelas denúncias de corrupção que afetam o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). “São questões da Casa do poder Legislativo e não podemos nos intrometer, porque é uma briga entre eles. O que devemos fazer é fortalecer a democracia a despeito das casas do poder”, afirmou Alencar.
Luta contra o câncer
Essa foi a 15ª cirurgia a que se submeteu para combater o câncer, contra o qual luta há 12 anos.
Neste procedimento, os médicos fizeram uma colostomia, onde o conteúdo do intestino é expelido e coletado por uma bolsa externa.
No dia 23 de julho, o vice-presidente havia recebido alta hospitalar, após 14 dias internado para se recuperar de uma cirurgia em que foram retirados dez tumores do abdome. Nessa cirurgia anterior, do dia 9 de julho, a obstrução estava localizada no intestino delgado.