A candidatura de João Emanuel (PSD) à presidência da Câmara de Cuiabá está ganhando força e, no total, ele já contabilizaria 16 votos em sua chapa, entre os 25 vereadores que vão compor o Legislativo a partir de 1º de janeiro.
O diretório municipal do PT anunciou, na tarde desta sexta-feira (28), o apoio dos seus dois vereadores eleitos (Allan Kardec e Arilson da Silva) à chapa encabeçada pelo social-democrata.
O apoio do PT já era esperado, devido ao fato de João Emanuel ter feito parte da base de sustentação da candidatura de Lúdio Cabral (PT) à Prefeitura de Cuiabá.
Por meio da assessoria, Kardec disse que a opção pela candidatura de Emanuel foi em nome da renovação da Mesa Diretora do Legislativo cuiabano.
“Decidimos pela composição com o grupo do PSD, que lidera uma chapa independente, para que a Câmara tenha renovação. O fato de 18 vereadores terem sido eleitos pela primeira vez mostra essa vontade da população”, disse o petista.
Outro partido que anunciou apoio ao candidato do PSD foi o PTdoB, na tarde de ontem (27). O partido surpreendeu, pois a expectativa era que o único vereador eleito da sigla, Juca do Guaraná Filho, apoiasse a reeleição do atual presidente, Júlio Pinheiro (PTB).
No PSD, João Emanuel tem dois votos – o seu próprio e de seu companheiro de bancada, Toninho de Souza.
O PMDB já teria fechado apoio ao social-democrata, com dois votos – Domingos Sávio e Haroldo Kuzai. O PRTB também está no grupo, com o vereador Marcrean Santos. No PSC, ele conta com o voto de Oséas Machado.
A bancada tucana, que estava sendo disputada pelos dois lados, acabou compondo com João Emanuel, e deve ter o cargo de primeiro-secretário na Mesa Diretora. O PSDB soma três votos – Lueci Ramos, Maurélio Ribeiro e Ricardo Saad.
João Emanuel também está em conversas avançadas com dois vereadores do PSB – Faissal e Onofre Junior. Ele ainda pode ganhar o voto do único vereador do PR, Chico 2000.
No PTB de Júlio Pinheiro, o social-democrata já teria conquistado um voto: o de Clovito Hugueney, que está disposto a enfrentar a cúpula do partido e deve ganhar um cargo na Mesa – ele seria um dos vice-presidentes ou segundo-secretário.
Apoio a Pinheiro
Júlio Pinheiro, por sua vez, diz contar com 10 votos – nove além do seu próprio. No entanto, a conta incluiria Clovito e Chico 2000.
O primeiro já teria fechado apoio a João Emanuel e o segundo estaria próximo de um acordo com o social-democrata.
O atual presidente da Câmara recebeu hoje o apoio do diretório nacional do PTB.
Em nota, a cúpula nacional afirma que “o partido precisa estar unido na votação do vereador Júlio Pinheiro, para garantir o comando da Mesa Diretora da Câmara Municipal”.
João Emanuel já teria 16 votos na disputa pela presidência
Midia News
LAÍSE LUCATELLI
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real.
Siga-nos nas nossas redes sociais!