O enfoque de nossa Campanha Nacional neste mês de Janeiro são os nossos planos. Um novo ano está começando e com ele novas oportunidades de servirmos melhor nosso Deus em nossas vidas e através de nossas igrejas. A Igreja de Jesus Cristo tem uma história de superação e perseverança e nós, como a continuidade desta igreja, precisamos manter esta história superando as dificuldades enfrentadas e perseverando no trabalho tão importante que ainda precisa ser feito. Observando as lutas que a Igreja Primitiva enfrentou, percebemos algumas barreiras que também precisamos superar:
– A barreira externa: a igreja precisou enfrentar a perseguição ideológica, teológica, política e física feita pelos próprios judeus e depois mais sanguinariamente feita pelos imperadores romanos.Para isto precisamos imitar o zelo apostólico pela boa doutrina e pela fidelidade bíblica diante de tantas influências e pressões. Mas a igreja enfrentou e se fortaleceu.
– A barreira interna: a igreja precisou enfrentar seus próprios medos e pecados. Vemos isto no caso do apóstolo Pedro, no pecado de Ananias e Safira e em tantos problemas morais que as igrejas enfrentaram. Para isto precisamos reforçar nossa vida devocional e nossa busca por santidade. Mas a igreja enfrentou e se fortaleceu.
– A barreira estrutural: a igreja rapidamente cresceu em Jerusalém e os seus primeiros líderes logo perceberam que ela precisava de organização para não perder seu foco. Para isto diáconos foram instituídos, regimentos e assembleias começaram a surgir e a igreja se viu também como uma entidade pública que precisa se apresentar diante da sociedade de forma fiel ao evangelho e organizada em seu trabalho institucional. Mas a igreja enfrentou e se fortaleceu.
A Igreja Cristã Evangélica tem um Estatuto, um Regimento e um Plano Diretor que norteiam nossas igrejas locais possibilitando diretrizes parasuas metas. Estes documentos podem ser acessados em nosso site oficial. Cada igreja local compõe sua administração coma MEAL (Mesa Executiva e Administrativa Local) ou Diretoria Executiva que é formada pelo pastor titular, vice-presidente, 1º e 2º tesoureiros, 1º e 2º secretários, e o presidente do Patrimônio; Conselho Espiritual formado por pastores e presbíteros; a Junta ou Conselho Diaconal formada por diáconos e diaconisas; o Conselho Fiscal ou Comissão Permanente de Exames de Contas, formado por irmãos que verificarão as contas anuais; e a Assembleia Geral, principal órgão da Igreja que inclui a participação de todos os membros em condição. Além destes órgãos, a liderança nomeia os Líderes de Ministérios que gerenciarão os trabalhos de cada Ministério durante o ano.
O Planejamento Estratégico envolve a organização dos trabalhos e ministérios descrevendo cada evento e projeto sobre o prisma de: O que fazer, Porque fazer, Quem Faz, Para Quem, Como Fazer, Quando Fazer e Quanto Custará. Assim, o trabalho da igreja local ficará bem delineado possibilitando um bom e organizado plano de metas para 2016.Percebam que o Conselho Espiritual e Diaconal está diretamente envolvido no planejamento porque as metas devem ser espirituais. Jesus é o Único Caminho para todos os planos e metas da igreja. Que cada evento, data ou valor planejadossejam feitos em oração e unidade. Que 2016 seja o melhor ano de nossas igrejas até aqui e que nossos melhores dias na presença e na obra do Senhor ainda estejam por vir.