domingo, 22/12/2024
InícioMundoJapão elege prefeito que rejeita pacto militar com os EUA

Japão elege prefeito que rejeita pacto militar com os EUA

Os eleitores da cidade japonesa de Nago escolheram neste domingo o prefeito Susumu Inamine, que se opõe aos planos do governo central japonês de realocar na cidade uma grande base militar americana.

Susumu fez campanha prometendo resistir ao acordo Washington-Tóquio firmado em 2006 e que determina a transferência da base de Futenma, no sul, para uma área menos povoada –centro da polêmica nas relações do novo governo japonês e os Estados Unidos.

A vitória de Susumu acrescenta mais pressão ao governo, que assegurou que se pronunciará sobre sua decisão final antes do fim do mês de maio, apesar de os EUA terem pedido a Tóquio uma resolução rápida.

A base aérea americana de Futenma se encontra em uma área densamente povoada na localidade de Ginowan, o que provoca vários problemas aos moradores e aumentou suas queixas. Os EUA mantêm no Japão cerca de 50 mil militares, a maioria deles no arquipélago de Okinawa.

Embora não tenha poder legal contra o pacto, o prefeito ecoa a opinião de muitos japoneses, céticos em relação à presença de tropas americanas no país –que remonta a 1960 e pela qual os EUA se comprometem a defender o Japão contra um eventual ataque externo.

O primeiro-ministro, Yukio Hatoyama, disse neste domingo que a vitória de um político que se opõe à mudança da base é uma “manifestação da vontade popular”, informou a agência Kyodo.

O próprio Hatoyama, líder do Partido Democrático (PD), chegou ao poder em setembro do ano passado, pondo fim a mais de meio século de predomínio do Partido Democrata Liberal (PLD), com a promessa de revisar o acordo para transferir a base de Futenma.

Com Efe e Folha de S. Paulo

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes