Projeto de lei apresentado há pouco pelo senador Jaime Campos no plenário do Senado Federal, denomina de Rodovia Senador Jonas Pinheiro a BR 163, no trecho entre Cuiabá e Santarém.
“Trata-se da grande via da produção do Centro-Oeste brasileiro. Muitos dos sonhos de Jonas, de colher no futuro um país rico e de um povo próspero, estão plantados junto com as lavouras de grãos e invernadas na área de influência dessa estrada”, reconheceu.
Ao apresentar sua proposta, Jaime lembrou que seu colega falecido recentemente tinha o dom de interpretar a alma do povo. “Jonas sabia enxergar com lucidez os anseios populares, identificando neles alternativas para a construção de uma sociedade produtiva e justa.”
Segundo disse, “foi assim que ele abraçou a causa da agricultura nacional. Principalmente, porque viu nela um meio de levar qualidade de vida e desenvolvimento ao homem do interior brasileiro”. Para Jaime, o parlamentar homenageado possuía uma visão estratégica sobre a economia do Brasil.
“Suas teses em favor do homem do campo transformaram-se em verdadeiros tratados que hoje sustentam o prestígio internacional do agronegócio do país.”
Emocionado, Jaime recordou as origens humildes de Jonas Pinheiro, destacando que ele foi um predestinado. “Filho de pescador, desde cedo aprendeu a fisgar seus objetivos com determinação e coragem. Jonas é um exemplo de retidão e caráter.”
E concluiu: “um brasileiro que fará falta para o país”.
Ao final de seu pronunciamento, o senador Jaime Campos recebeu adesão para seu projeto, do senador acreano Tião Vianna (PT), vice-presidente do Senado, que pediu para assinar conjuntamente a mensagem. “É uma homenagem justa e necessária”, avalizou Vianna.