quinta-feira, 21/11/2024
InícioAgronegócioIrrigada é a carta na manga

Irrigada é a carta na manga

O responsável pelo Programa de Apoio à Expansão da Cultura do Trigo em Mato Grosso (Pró-trigo), agrônomo Hortêncio Paro, afirmou que o Estado tem grandes possibilidades de expandir a sua produção de trigo, variedade irrigada. “É a nossa melhor alternativa, pois o produto está bem valorizado no mercado”, afirmou.

Mato Grosso possui 25 mil hectares de áreas com sistema de irrigação instalado e sem utilização. Segundo Hortêncio Paro, estas áreas poderão perfeitamente ser utilizadas para o cultivo do trigo, com garantia de qualidade e produtividade aos produtores.

Vários experimentos estão sendo desenvolvidos pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária (Empaer), para confirmar a viabilidade do plantio do trigo em Mato Grosso.

Atualmente o Estado conta com mais cinco Unidades Demonstrativas (UD) de trigo irrigado, implantadas recentemente nas fazendas São Francisco e Branca, em Lucas do Rio Verde, Possamai e Santa Anastácia, em Sorriso, e Horizonte, em Primavera do Leste, onde estão sendo testadas as variedades BRS 254, BRS 264, IAC 350, BR 18, Aliança e Brilhante para irrigado.

Além do trigo irrigado, a Empaer desenvolve experiências também com o trigo de sequeiro nas fazendas Saturno e Santo Agostinho, em Alto Taquari, e na fazenda Cooperfibra, em Campo Verde.

“Todos os ensaios mostram que Mato Grosso tem ótimo potencial para a produção de trigo irrigado, com uma produtividade que poderá chegar a 70 sacas de 60 quilos por hectare.

Ele diz que a produção de Mato Grosso já pode ser comparada com o trigo da Argentina, um dos melhores do mundo. “A nossa produtividade é boa e a qualidade excelente. A expansão da cultura do trigo em nosso Estado é só uma questão de tempo”, afirma o agrônomo.(MM)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes