O irmão da ex-primeira-dama Rosane Collor, João Alvino Malta Brandão Filho, 35, o Joãozinho Malta, foi preso em flagrante hoje em Canapi (258 km de Maceió), por porte ilegal de arma.
A Polícia Civil encontrou dez armas e 170 munições em propriedades de Malta durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Malta é suspeito de tráfico de drogas.
Ele foi apontado como sendo dono de uma plantação de maconha de cerca de um hectare (um ha tem 10 mil m²) localizada pela polícia há alguns meses.
Segundo o delegado de Canapi, Rodrigo Cavalcante, Malta negou ser dono da droga e disse que as armas encontradas hoje em propriedades dele eram usadas para segurança.
Segundo o delegado, Malta está nas dependências do Tigre (Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais), em Maceió, por questão de segurança.
Malta tem um histórico de problemas com a polícia. Em setembro de 1991, durante o governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992), Malta disparou dois tiros contra o então prefeito de Canapi. Na época, alegou que o prefeito havia divulgado para a imprensa informações sobre desvio de dinheiro da LBA (extinta Legião Brasileira de Assistência) para empresas da família.