quinta-feira, 19/09/2024
InícioMundoIrã nunca abandonará seus direitos nucleares, diz presidente

Irã nunca abandonará seus direitos nucleares, diz presidente

“A nação iraniana nunca abandonará seu óbvio direito à tecnologia nuclear pacífica”, disse Ahdmadinejad em um programa de rádio na cidade de Mahabad. “O Irã está determinado a usar a tecnologia nuclear pacífica”.

O Irã já disse que tem o direito legal de enriquecer combustível nuclear, que segundo o país será usado para produzir eletricidade. O Ocidente suspeita que o programa sirva para encobrir um projeto armamentista e o Conselho de Segurança da ONU determinou que Teerã suspenda o trabalho.

“A arrogância global (do Ocidente) é contra o progresso nuclear pacífico do Irã. A desculpa deles é a de que o Irã pode usar seu conhecimento nuclear para outros fins algum dia. É uma grande mentira”, disse o presidente em declarações reproduzidas pela agência de notícias oficial Irna.

“O Irã nunca foi, não é e não será um agressor e violador dos direitos de terceiros. Mas eles devem saber que a nação iraniana não vai se curvar a ameaças e pressão”, disse.

Pressão internacional

O Conselho de Segurança da ONU pediu para Mohamed ElBaradei, chefe da AIEA, anunciar em 31 de agosto se o Irã cumpriu o prazo estabelecido na resolução de 31 de julho.

As preocupações sobre as intenções do Irã são incentivadas pelo passado do país em esconder trabalhos nucleares por 18 anos, por não cooperar totalmente com as investigações da AIEA e pelos pedidos de destruição de Israel, dizem autoridades ocidentais.

ElBaradei pode declarar que o Irã atrapalhou as investigações da agência sobre a natureza de sua atividade nuclear, o que paralisou os trabalhos, disse um diplomata sênior próximo da agência.

O Irã está retendo as respostas às perguntas da AIEA como moeda de barganha para negociações com as grandes potências, dizem diplomatas.

Moscou e Pequim, que tendem a proteger seus grandes contratos de energia com Teerã e que não vêem ameaça iminente no programa nuclear do país islâmico, pediram o retorno da diplomacia depois da resposta do Irã ao pacote de incentivos.

Um diplomata da UE disse que o Irã tem um interesse claro em marcar uma reunião com a UE depois de 31 de agosto para escapar do prazo da ONU, levar os europeus a negociações sobre negociações e atrasar debates sobre ação punitiva.

Os militares dos EUA estimam que o Irã poderá ter os meios para produzir uma bomba nuclear dentro de 5 a 8 anos, o que dá tempo para o governo Bush considerar se realizará ataques aéreos para acabar com o programa, disse o jornal Washington Times.

Os principais aliados de Washington são contra a ação militar, temendo que ela provoque mais tensão no Oriente Médio e não consiga destruir a capacidade nuclear do Irã. As instalações atômicas do Irã estão espalhadas pelo país e têm forte defesa.

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

11 + quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes