Pesquisas indicam um cenário promissor para empresas que atuam no segmento de marketing digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela CMO Surv…
Pesquisas indicam um cenário promissor para empresas que atuam no segmento de marketing digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela CMO Survey, 58% dos investimentos das empresas foram direcionados para ações de marketing on-line em 2021. Isso equivale a um aumento de 15,8% em relação ao ano anterior. Além disso, anúncios e marketing de influência estão entre as principais estratégias de marketing digital adotadas em 2022
O mesmo estudo revela, ainda, que agências de marketing digital obtiveram um aumento de 11,1% nos ganhos da receita e de 10,4% no lucro. Em 2021, o valor estava bem abaixo disso, sendo de apenas 0,3% de ganhos de receita e 2,6% de ganhos de lucro, apontando a crescente e alta demanda por serviços de marketing on-line.
O levantamento também mostra que as plataformas de marketing digital mais usadas em 2022 foram o Google Ads (antigo Google AdWords) e o Facebook Ads, respectivamente. Outra estratégia que se destaca é o marketing de influência, que foi a aposta de 74,3% das empresas. Dentre os empreendimentos que fecharam parcerias com influenciadores digitais, 82,4% afirmaram que a imagem da marca melhorou e o engajamento com o público-alvo aumentou.
Não foi só a parceria entre influenciadores e empresas que aumentou; 87% das organizações não governamentais (ONGs) estão firmando parcerias com influencers, segundo a Estúdio Cais – Projetos de Interesses Públicos. Além disso, o levantamento aponta que, de um total de 345 influenciadores digitais, 138 já atuaram para ONGs ou outros tipos de entidades que apoiam alguma causa. Cabe dizer que 80% dos influenciadores que se engajaram com alguma causa social em 2022 se dedicaram ao apoio de ONGs ligadas à fome e à distribuição de renda.
Planejamento como meio de otimizar o investimento em marketing digital
Tanto o investimento em anúncios quanto em marketing de influência exige um certo investimento. No primeiro caso, isso acontece porque é preciso pagar por cada clique que o anúncio recebe e, no segundo, porque, dependendo do número de seguidores que o criador de conteúdo tem, o valor pode chegar a R$ 600 mil por campanha. Isso é o que aponta uma matéria da Empiricus, que mostra ainda que o ganho médio de um influenciador digital é de R$ 10 mil por mês e que as propostas começam a partir dos R$ 1 mil por publicidade. Por isso, é preciso que o investimento em marketing digital seja planejado minuciosamente com base na estimativa dos ganhos e despesas que cada estratégia adotada poderá implicar, a fim de otimizar os recursos e ampliar a margem de lucro.