Uma nova tendência relacionada à alta tecnologia está cada vez mais em uso em condomínios e residências em diversas regiões de Cuiabá. Trata-se da conexão à Internet banda larga através de transmissão via ondas de rádio. O sistema oferece diversas facilidades, pois dispensa o uso de provedor, de rede de telefonia e cabeamentos – além de apresentar um custo reduzido de mensalidade que permite acesso ilimitado aos usuários.
Entre os condomínios, o Villa Di Capri, Diamante II, Florais Cuiabá e Vilas Boas já aderiram ao serviço. “Não conhecia esse sistema de conexão e, no início, confesso que fiquei um pouco receoso. Mas depois da instalação constatei que o sistema é seguro e muito ágil. Estou muito satisfeito”, afirmou Manoel Elias de Resende, morador do Florais. Segundo ele, o sistema convencional de acesso à Internet mostrou-se limitado, pois não está disponível para o condomínio, que fica afastado do centro urbano.
Já para Luiz Eduardo Navarro, morador do condomínio Villa Di Capri, existiam alguns mitos e dúvidas sobre o novo sistema. “Muitas pessoas falavam que a conexão via rádio era lenta e caia muito, principalmente em dias de chuva. Mas até agora não tive qualquer problema nesse sentido”, garantiu.
O coordenador de operações da Complexx Tecnologia, Nelson de Carvalho, explica que entre as vantagens do sistema está a facilidade e a rapidez da instalação dos equipamentos, sem a necessidade de se quebrar paredes ou fixar dutos para a fiação. “Basicamente instalamos uma antena receptora e usamos o cabeamento telefônico já existente para fazer o sinal chegar até o computador do usuário. Em algumas horas o cliente já estará acessando a Internet”, afirmou.
Ele explicou que outra característica do serviço – batizado de Metrolink –, é a segurança no tráfego de dados, voz e imagem. “O sistema é 100% seguro e protegido contra violações, fato que o sistema de compartilhamento por cabo, por exemplo, não consegue garantir”, afirmou.
Anatel
Segundo o engenheiro de Telecomunicações Rodrigo Bomfim, gestor de Operações da Complexx, a tendência é que essa modalidade de serviço se expanda a diversas regiões de Cuiabá e até outros municípios, como Várzea Grande e Rondonópolis. Entre os fatores dessa expansão, ele destaca o alcance do sinal e o valor reduzido da mensalidade – R$ 65,00 para acesso ilimitado e suporte técnico 24 horas por dia. “Estamos atendendo diversos estabelecimentos e residências de bairros mais afastados, como o Pedra 90 e Recanto dos Pássaros, que não são atendidos pelo sistema tradicional e apresentam uma grande demanda por acesso à Internet”, explicou.
Ele também fez uma alerta sobre a questão de segurança relacionada ao sistema. “Infelizmente existem empresas clandestinas oferecendo o serviço sem quaisquer garantias ao usuário. Isso é grave, pois a possibilidade de violação de dados, como senhas bancária e arquivos em geral, é muito grande nessas condições”, afirmou, ressaltando que os serviços oferecidos pela Metrolink são homologados e garantidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).