O Internacional bateu a LDU, nesta quarta-feira, em Porto Alegre, e garantiu sua classificação às semifinais da Copa Libertadores. Com gols de Rafael Sobis e Rentería, a equipe gaúcha venceu por 2 a 0 e eliminou os equatorianos, que haviam feito 2 a 1 no jogo de ida.
O resultado credenciou o time de Abel Braga a enfrentar na próxima fase o Libertad, do Paraguai, que sobreviveu às quartas-de-final ao vencer o argentino River Plate na última terça. O jogo de ida está marcado para a semana que vem, em Assunção.
O Internacional tomou a iniciativa desde o início, no Beira-Rio, mas sofreu para criar grandes oportunidades no primeiro tempo. Após o intervalo, no entanto, o panorama mudou, e a equipe chegou ao gol da vitória logo aos 6min, em tiro da meia-lua de Sobis.
Mesmo à frente no marcador, o time colorado seguiu no ataque e criou oportunidades para ampliar a vantagem. Aos 41min, quando os equatorianos ensaiavam uma pressão, Rentería recebeu na esquerda e encobriu o goleiro Mora para garantir o triunfo vermelho.
O jogo
O Internacional ensaiou uma pressão nos minutos iniciais, mas a partida ficou rapidamente truncada. As duas equipes passaram a cometer muitas faltas e parar as investidas adversárias ainda no setor de meio-campo.
A equipe da casa teve o domínio da posse de bola durante todo o primeiro tempo, mas só chegou com perigo perto do intervalo. Aos 35min, Fernandão recebeu na meia-lua e bateu por cima. No minuto seguinte, Sobis ficou com sobra na entrada da área e bateu também por cima.
Após os 15 minutos de descanso, no entanto, o Inter partiu com maior ímpeto ao ataque. Logo aos 2min, Jorge Wágner recebeu na esquerda e bateu cruzado. A zaga apareceu para cortar depois que a bola já havia passado pelo goleiro.
Pouco depois, Fernandão recebeu com liberdade perto da área, matou no peito e bateu à esquerda. Aos 6min, no entanto, Sobis levou vantagem ao dominar no mano a mano com a marcação e bateu rasteiro para abrir o placar.
Mesmo à frente no marcador, o time colorado seguiu pressionando. Prova da mentalidade ofensiva foi a substituição de Tinga, que sentiu contusão, pelo meia ofensivo Adriano Gabiru.
Aos 16min, os comandados de Abel Braga estiveram bem perto de ampliar, em bela tabela de Sobis com Alex pela esquerda. Em cobrança de escanteio, na seqüência, o goleiro Mora teve de fazer duas grandes defesas para impedir o segundo gol dos anfitriões.
Tocando a bola com eficiência, o Inter soube mantê-la em seus pés e não permitiu que a LDU criasse boas oportunidades para empatar. Aos 41min, quando os equatorianos ameaçavam uma pressão em busca do empate, Rentería, que havia substituído Rafael Sobis, recebeu lançamento longo e encobriu o goleiro Mora.
Mesmo assim, a equipe de Quito seguiu em busca do gol, que àquela altura levaria a decisão para os pênaltis. O último lance do jogo, aos 48min, foi uma cobrança de falta de Candelario, que obrigou grande defesa do goleiro Clemer, abraçado efusivamente por Abel Braga após o apito final.