O Instituto Ação Verde será a entidade responsável pela análise dos comércios localizados às margens do Rio Cuiabá, em locais identificados como Área de Preservação Permanente (APP), que se candidatarem a adquirir financiamentos na Agência MT Fomento. A formalização da parceria foi feita por meio do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Ação Verde e MT Fomento assinado nesta terça-feira (03/08).
Caberá ao Instituto Ação Verde dar todo o apoio técnico, por meio da elaboração de um diagnóstico sócio-ambiental dos imóveis instalados em APP, para que os comerciantes façam as adequações exigidas pelo MT Fomento. Essa entrevista será feita “in loco” e vai regularizar essas áreas, com a identificação dos limites da propriedade, seus moradores, extensão da área, níveis de degradação e possibilidades de recuperação.
A regularização será parte do Projeto Verde Rio etapa Cuiabá, uma iniciativa do Instituto Ação Verde que tem o objetivo de recuperar e preservar as matas ciliares nas margens dos principais rios do Estado. Para o diretor executivo do Instituto Ação Verde, Ricardo Arioli, este benefício não é apenas para natureza, mas também para a população ribeirinha, que além de morar tem no local o seu próprio comércio, fonte de seu sustento econômico.
“Após este levantamento para a regularização dessas áreas, faremos o estudo e aprovação de um Plano de Regularização Ambiental (PRAD) em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), para que o Instituto possa ajudar com a produção de mudas de essências nativas, plantio e acompanhamento técnico”, afirma o diretor.
O Termo de Cooperação foi assinado pelo presidente do Instituto Ação Verde, Rui Prado, pelo diretor presidente do MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira e pela diretora de operações do MT Fomento, Edilene Gonçalves Daltro de Carvalho. Estavam presentes o diretor Executivo do Instituto Ação Verde, Ricardo Arioli e o superintendente do Instituto, Paulo Henrique Sempio Borges.
“O MT Fomento é uma instituição financeira, com foco voltado para o microempresário e que também se preocupa com a sustentabilidade ambiental de seus clientes”, argumenta o diretor presidente do MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira. Ele ressalta também a importância desta cooperação, “que trará o equilíbrio da parte econômica com o meio ambiente”, finaliza.
Instituto Ação Verde firma parceria com MT Fomento para analisar situação ambiental dos projetos de financiamento
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real.
Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES