sábado, 23/11/2024
InícioBrasilINSS tem novas regras para aposentadoria por idade de mulheres

INSS tem novas regras para aposentadoria por idade de mulheres

Reforma da Previdência modifica os cálculos da aposentadoria por idade e exclui o divisor mínimo que reduzia o valor do benefício.

As trabalhadoras que sonham em se aposentar com o melhor benefício possível precisam compreender como a reforma da Previdência afetou as mulheres. Para quem está perto de solicitar a aposentadoria ou já pode fazer isso, é ainda mais importante conhecer as alterações em vigor.

Antes da nova lei, era necessário ter, no mínimo, 60 anos de idade e 15 anos de contribuições mensais ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para dar entrada no benefício. O cálculo aplicava um divisor mínimo que reduzia bastante o valor de quem tinha poucos recolhimentos após 1994, mas esse dispositivo foi extinto.

Após a reforma, a aposentadoria por idade da mulher com 60 anos passou a ser permitida somente para quem completou essa idade até 2019, mas existem regas de transição que atendem quem estava perto de se aposentar. É possível pagar um pedágio de seis meses por ano até chegar aos 62 anos, que é a nova idade mínima.

Neste ano, são exigidos 61 anos. O pedágio deixará de valer em 2023, com os 62 anos entrando em vigor de forma definitiva. O tempo de contribuição continua sendo de 15 anos, com coeficiente de 60%, mais 2% por ano que ultrapassou a carência.

Cálculo da aposentadoria

O cálculo é feito com base na média aritmética de todas as remunerações desde julho de 1994 até a data do pedido. No caso dos empregos antes de 1994, é contado apenas o tempo, não os salários.

Depois, é aplicado o coeficiente de 60% para 15 anos de contribuição, que em seguida somado a 2% por cada ano que ultrapassar 15 anos. Ou seja, o coeficiente aposentadoria de quem tem 20 anos de contribuição é de 70%.

Vale destacar que a trabalhadora pode descartar automaticamente os menores salários para conseguir um benefício mais vantajoso. Para que isso seja possível, é importante manter o requisito de 15 anos de contribuição mesmo após o descarte.

Aposentadoria aos 60 anos

Somente quem completou 60 anos até a data da reforma, em 2019, pode se aposentar com a antiga idade mínima. Nos demais casos, a trabalhadora deve pagar o pedágio de seis meses por ano até até completar os 62 anos. Após 2023, valerá a regra nova para todas.

Além disso, também é possível solicitar a aposentadoria sem ter os 30 anos de tempo de contribuição, desde que tenha atingido a idade explicada no parágrafo anterior.

É importante de planejar porque pequenos detalhes fazem toda a diferença no valor final do benefício. Se possível, contrate um especialista para ajudar a decidir a hora certa de se aposentar. 

PorLorena de Sousa-R7

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes