A Olimpíada Brasileira de Robótica aceita inscrições até o dia 20 de maio pela internet. Podem participar os alunos matriculados em escolas do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País.
A Olimpíada de Robótica é dividida nas modalidades prática e teórica. Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica.
Na primeira fase, as provas serão feitas nas próprias escolas de cada estudante inscrito e as questões envolvem conteúdos para se resolver problemas práticos do dia a dia a partir da robótica. No ano passado, mais de 110 mil alunos se inscreveram para a modalidade teórica.
As escolas que tiverem alunos inscritos para a olimpíada receberão medalha de participação e medalhas de acordo com o desempenho de seus alunos em nível nacional.
Prática
A modalidade prática terá um desafio: equipes de até quatro alunos terão de construir um robô totalmente autônomo, ou seja, sem controle remoto, e que seja capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las.
Os inscritos nessa modalidade terão de participar de eventos regionais e, de acordo com sua classificação, participarão das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em Curitiba, em novembro deste ano. Também haverá desafios surpresas, com tarefas especiais sorteadas na hora dos eventos exigindo que as equipes façam adaptações em seus robôs.
O evento é gratuito e está sendo coordenado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Fonte: Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil