As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas na próxima terça-feira (31). Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 214.110 bolsas no primeiro semestre deste ano.
Os interessados devem participar da seleção pelo site do programa até 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro e o da segunda, em 20 de fevereiro. As informações estão disponíveis no edital publicado nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU).
O ProUni garante bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de graduação e de cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve obedecer aos requisitos do programa no que diz respeito a renda familiar. No caso de bolsas integrais, o inscrito deve comprovar que a renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de um salário-mínimo e meio. Já nas bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não deve ser maior que três salários-mínimos.
Poderão se inscrever, apenas, candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e que tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista em instituição privada seja pessoa com deficiência ou professor da rede pública. De 2005 ao segundo semestre de 2016, mais de 1,9 milhão de estudantes foram beneficiados pelo programa, sendo 70% com bolsas integrais.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação (MEC)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil