Esta é a última semana para inscrição no Prêmio Chico Mendes, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). As propostas para concorrer ao prêmio de R$ 28 mil devem ser entregues até esta sexta-feira (17.09). A edição de 2010 premiará as categorias de Liderança Individual; Organização da Sociedade Civil; Saúde e Meio Ambiente; Negócios Sustentáveis; Município; e Educação Ambiental.
Coordenado e executado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM), vinculado à Secretaria Executiva (Secex), do MMA, o prêmio tem como objetivo valorizar e incentivar iniciativas de proteção do meio ambiente, que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira. Podem participar Ongs, sindicatos, associações comunitárias, instituições de pesquisa privadas, lideranças comunitárias e municípios.
Em sua nona edição, o prêmio vem contribuindo para tornar conhecidas as iniciativas individuais e coletivas de preservação da floresta. Até 2009 foram contabilizadas 580 inscrições, dando visibilidade a iniciativas muitas vezes desconhecidas para o público. Ano passado foram 85 inscritos e, entre os premiados estavam o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Mato Grosso, e o município de Marcelândia, entre outros.
A iniciativa incentiva também os trabalhos desenvolvidos por pequenas organizações de extrativistas, indígenas e agricultores familiares comprometidas com a preservação do meio ambiente na Amazônia. Dentre essas organizações já foram contemplados o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT), Associação do Povo Indígena Rikbaktsa de Mato Grosso (ASIRIK), dentre outras.
Os trabalhos são apreciados por uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e saúde, designada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). No processo de seleção e avaliação das propostas serão considerados critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação da Comissão Organizadora do Prêmio Chico Mendes, no Ministério do Meio Ambiente. O endereço é SEPN 505, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz, 2º andar, CEP: 70.730-542, Brasília/DF, e-mail: premiochicomendes@mma.gov.br ou pelos telefones (61) 2028-2078, 2028-2093 ou 2028-2090. Os interessados podem ainda acessar o regulamento e outras informações no site www.mma.gov.br/premiochicomendes. As inscrições devem ser realizadas pelo correio (Sedex) ou pela internet.
(Com informações da Ascom/MMA)