A parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Agecopa) irá oferecer mais de seis mil vagas em qualificações até o final deste ano. Os cursos serão realizados em Cuiabá, Várzea Grande e 15 municípios do interior de Mato Grosso.
O Projeto Copa em Ação já inicia suas atividades na próxima semana, quando começa o período de inscrição para as turmas da capital do Estado e da cidade vizinha. Os interessados em participar dos cursos gratuitos do programa devem comparecer ao prédio do Ganha Tempo entre segunda e quarta-feira (1º a 03.08) para efetuar as inscrições.
Para participar das turmas do Copa em Ação é necessário apresentação do RG, CPF e Carteira de Trabalho. Neste primeiro momento, serão ofertados 25 cursos de capacitação para Cuiabá e 17 em Várzea Grande. As capacitações terão como área de concentração o setor de serviços, comércio e construção civil.
A novidade neste pacote de qualificação é o Curso de Concierge, um tipo de profissional que trabalha em hotéis e fica responsável em assistir hóspede dentro do hotel, além de prestar informações sobre o próprio estabelecimento e seus serviços ou sobre a cidade e seus pontos turisticos, venda de passeios na região, locação de carros, reservas e indicações de restaurantes, telefones de farmácias e floriculturas, entre outras atribuições que façam a pessoa realmente se sentir satifeita com o atendimento do local.
Todos os cursos, seja o de taxista, garçom, vendedor ou auxiliar de cozinha, terão em sua grade curricular aulas de Inglês e/ou Espanhol Instrumental. A carga horária dos cursos tem em média 200 horas e irá abranger disciplinas básicas (comuns a todas as capacitações) e específicas.
“O grande diferencial do Projeto Copa em Ação é a oportunidade de qualificação oferecida para o trabalhador desempregado, que vê na capacitação uma alternativa para se inserir no mercado, como também para aquele profissional que está trabalhando, mas necessita de reciclagem para atender as exigências criadas pela Copa do Mundo”, explicou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan de Oliveira.
Confira quais cursos serão oferecidos, neste primeiro momento, pelo Copa em Ação:
CUIABÁ
Aplicador de Revestimento Cerâmico (100 vagas)
Armador de Ferragem (20 vagas)
Artesão (50 vagas)
Atendimento ao Público (80 vagas)
Auxiliar de Cozinha (50 vagas)
Bartender (18 vagas)
Camareira (75 vagas)
Carpinteiro (60 vagas)
Concierge (50 vagas)
Eletricista Instalador Predial (100 vagas)
Garçom (60 vagas)
Gerente de Hotel (75 vagas)
Instalador Hidráulico (100 vagas)
Língua Espanhola (60 vagas)
Língua Inglesa (60 vagas)
Maitre (25 vagas)
Operador de Caixa (40 vagas)
Operador de Motoniveladora (60 vagas)
Operador de Pá Carregadeira (60 vagas)
Operador de Retroescavadeira (60 vagas)
Pedreiro de Alvenaria (100 vagas)
Pintor de Obras (40 vagas)
Recepcionista com ênfase em Rede Hoteleira (60 vagas)
Taxista (80 vagas)
Vendedor (80 vagas)
VÁRZEA GRANDE
Armador de Ferragem (20 vagas)
Artesão (50 vagas)
Atendimento ao Público (80 vagas)
Auxiliar de Cozinha (50 vagas)
Bartender (18 vagas)
Camareira (50 vagas)
Concierge (25 vagas)
Eletricista Instalador Predial (20 vagas)
Garçom (40 vagas)
Gerente de Hotel (75 vagas)
Língua Espanhola (40 vagas)
Língua Inglesa (40 vagas)
Maitre (25 vagas)
Operador de Caixa (40 vagas)
Recepcionista com ênfase em Rede Hoteleira (40 vagas)
Taxista (80 vagas)
Vendedor (60 vagas)